SOBRE NÓS

A Nova Gráfica é uma PME que se dedica às artes gráficas. Existente desde setembro de 1982 é uma empresa sediada no concelho de Ponta Delgada. Iniciou a sua atividade em tipografia com quatro sócios – Laudalino Carreiro Amaral, José Ernesto de Chaves Resendes, João Manuel Cabral Rodrigues e Jorge Manuel Ferreira Medeiros.
 
Desde a sua fundação que a Nova Gráfica foi evoluindo, com a disponibilização de impressão offset, em 1989, serviço de pré-impressão, em 1996, e de impressão digital, desde 1999.
 
Desde a sua fundação que a Nova Gráfica tem ganhado distinções e prémios a nível nacional e inclusive internacional, através da participação em concursos organizados por entidades ligadas à indústria das artes gráficas, contabilizando mais de 100 prémios / distinções.

Há 36 anos a fazer papel de novo. Grupo Nova Gráfica impressiona até os menos impressionáveis.

Mas não foi só a qualidade das nossas produções gráficas que foram dignas de distinção. Também o nosso esforço em reduzir a pressão da nossa atividade sobre o meio ambiente e o seu crescimento sustentável foi notado e distinguido. Em 2008, a Nova Gráfica obteve uma nova certificação em Sistema de Gestão Ambiental, e em 2011, obteve o Registo EMAS III – Eco-Management and Audit Scheme.
 
A nossa empresa também se demarca na questão da importância da igualdade de género, tendo nos sido atribuída, em 2010 e 2011, uma menção honrosa com o Prémio Igualdade é Qualidade, mediante a boa aplicabilidade das práticas sociais na empresa (distinção de prestígio que tem como objetivo estratégico combater a discriminação e promover a igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal).
 
Além das preocupações com a qualidade das nossas artes gráficas, da igualdade de género no nosso local de trabalho e com a promoção de um crescimento sustentável e ecológico, preocupamo-nos também em desenvolver ações de um forte sentido de responsabilidade social e cultural, seja com a atribuição de donativos, seja com a organização de eventos de elevada qualidade cultural, como o Fórum do Livro, em abril de 2017, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada; a primeira edição da Festa do Livro dos Açores, em julho de 2017, nas Portas do Mar; Livros no Jardim Antero de Quental, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no dia 18 de setembro de 2017; e o I Encontro de Escritores Letras Lavadas, no dia 5 de março de 2018, no Centro Natália Correia. Apoiámos ainda a organização do evento Açores – Arquipélago de Escritores, em novembro de 2018.
 
Em 2020, a Nova Gráfica doou à Câmara Municipal de Ponta Delgada mais de 3 mil livros, incluindo a coleção de 450 títulos de todas as edições Letras Lavadas/Publiçor; todas as edições do Jornal Terra Nostra; e, ainda, a sua coleção de livros especiais premiados em Portugal e no estrangeiro, garantindo, igualmente, a continuidade da doação à medida que forem sendo editadas novas obras (em média são 150 títulos por ano).
 
A biblioteca vai ser instalada no Centro Natália Correia numa sala que assegura as condições necessárias para acomodar a doação e que vai ser constituído um Fundo com o nome do doador.
 
Todos os livros destinam-se a consulta pública, sendo que as obras editadas em formato luxuoso e raro vão ficar num espaço mais resguardado e terão um acompanhamento técnico devidamente credenciado para o efeito.

Descubra a sensação de trabalhar com a Nova Gráfica, deixe-nos o seu contato e nós contataremos!